Sérgio de Paula Santos (in memoriam)

Sérgio de Paula Santos (in memoriam)

Acadêmico de Honra

Foi o presidente inaugural da Academia Brasileira de Gastronomia, conduzindo a entidade de 2001 à 2010. Foi também um dos três primeiros membros que organizou a ideia de sua fundação.

Sérgio de Paula Santos foi um dos mais reconhecidos médicos paulistanos na área de otorrinolaringologia, e um notável escritor e cronista de vinhos. Lançou nove livros a respeito de vinhos e outras bebidas, , entre eles Os Caminhos de Baco e Memória de Adega e Cozinha. Ao longo dos anos, ele formou uma biblioteca particular com cerca de 15.000 volumes, um terço deles sobre enogastronomia. Dr. Sérgio foi um dos maiores enófilos do Brasil, estando entre os principais nomes do conhecimento da enocultura no país.

Dr. Sérgio faleceu em 2010, aos 82 anos de idade.

Close

Membros Correspondentes

Os Membros Correspondentes são escolhidos entre brasileiros e estrangeiros que representam e defendem nossa gastronomia no exterior.

Membros De Honra

Os Membros de Honra são assim condecorados por alto grau de mérito e notoriedade na defesa e promoção de nossa cultura gastronômica, e por sua singularidade de expressão em nossa sociedade.

Maestros Da Arte

Honraria concedida pela Academia Brasileira de Gastronomia, por aclamação de seus membros estatutários, àqueles que destacadamente atuam ou atuaram em prol da gastronomia no Brasil.