Laurent Suaudeau

Laurent Suaudeau

Maestro da Arte da Academia Brasileira de Gastronomia desde 2015

Laurent Suaudeau é o profissional de cozinha pioneiro no Brasil na alta gastronomia brasileira. Ao chegar ao Rio de Janeiro no princípio dos anos 1980, vindo já com grande bagagem profissional adquirida nas principais cozinhas da França, Laurent imediatamente substitui os ingredientes estrangeiros pelo sabor dos produtos da nossa terra, mantendo sua alta técnica francesa em suas cozinhas. A partir deste gesto, trazido por um estrangeiro, os contratantes e restaurateurs brasileiros começaram a prestar atenção pela primeira vez às possibilidades de uma cozinha autenticamente brasileira mas agora com alta qualidade de elaboração.

Antes de vir ao Brasil, na França, trabalhou no restaurante Le ChaponFin *,1975 à 1977; no restaurante LesPrés, lesSources d’Eugénie, de Michel Guerard ***,  junho/75 à dez/75 e com Paul Bocuse no restaurante Paul Bocuse / CollongesauMont D’Or ***, de 1978 à 1979

No Brasil foi chef e proprietário do restaurante Laurent, RJ de 1986 à 1991; foi chef no restaurante Le Saint Honoré / Paul Bocuse, Hotel Meridien, RJ de 1981 à 1986; fundador e presidente do Comitê Consultivo ABAGA (Associação Brasileira da Alta Gastronomia), de 1994 à 1998; criou o Programa de Formação de Chefs de Cozinha do SENAC (parceria com o The CulinaryInstituteofAmerica – NY/USA), em 1992; foi o criador e organizador do “Laurent Fispal Gourmet Show” em 1996; chef e proprietário do restaurante Laurent em São Paulo, de 1991 à 2000, com reabertura em 2003, e é desde 2000 fundador e diretor da Escola de Arte e Culinária Laurent.

Laurent foi ainda eleito pela revista Gula, o melhor Chef do Ano e Melhor restaurante francês de São Paulo em 2003, o melhor Chef do Ano de 2000, pela revista Veja, o melhor restaurante francês de São Paulo por 3 anos consecutivos e melhor Chef do Ano, 1999. É Cavaleiro da Ordem do Rio Branco, outorgado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, 1997, Cavaleiro da Ordem do Mérito Agrícola, pelo presidente Jacques Chirac, 1997, e tem o título de Embaixador do Rio de Janeiro, tendo recebido a medalha de Mérito Internacional do Governador do Estado do Rio de Janeiro em 1989

Close

Membros Correspondentes

Os Membros Correspondentes são escolhidos entre brasileiros e estrangeiros que representam e defendem nossa gastronomia no exterior.

Membros De Honra

Os Membros de Honra são assim condecorados por alto grau de mérito e notoriedade na defesa e promoção de nossa cultura gastronômica, e por sua singularidade de expressão em nossa sociedade.

Maestros Da Arte

Honraria concedida pela Academia Brasileira de Gastronomia, por aclamação de seus membros estatutários, àqueles que destacadamente atuam ou atuaram em prol da gastronomia no Brasil.