Enio Federico

Enio Federico

CADEIRA 07 - Desde 2008

É atual membro do Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Gastronomia, no mandato 2014-2018

Empresário, enófilo e gourmet é colunista do portal Taste (www.taste.com.br)e escreve regularmente sobre bebidas para diversos veículos. Por vários anos assinou a coluna semanal sobre vinhos do jornal Gazeta Mercantil e em colaboração com a revista Gula escreveu um Curso Básico de Vinho.

Palestrante, organiza cursos e workshops sobre bebidas, elabora cartas de vinhos para restaurantes e promove leilões de vinhos raros. Durante mais de dez anos foi diretor e membro da confraria gastronômica Amigos de Babette.  

Em São Paulo presidiu a Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV), o Solar do Vinho do Porto e o Porto Vintage Club por vários mandatos. Em Portugal foi entronizado no grau de Cavaleiro das Confrarias do Vinho do Porto e dos Enófilos da Bairrada.

Close

Membros Correspondentes

Os Membros Correspondentes são escolhidos entre brasileiros e estrangeiros que representam e defendem nossa gastronomia no exterior.

Membros De Honra

Os Membros de Honra são assim condecorados por alto grau de mérito e notoriedade na defesa e promoção de nossa cultura gastronômica, e por sua singularidade de expressão em nossa sociedade.

Maestros Da Arte

Honraria concedida pela Academia Brasileira de Gastronomia, por aclamação de seus membros estatutários, àqueles que destacadamente atuam ou atuaram em prol da gastronomia no Brasil.