Prêmio Jabuti concedido ao acadêmico Ricardo Maranhão

O acadêmico Ricardo Maranhão foi distinguido pelo Prêmio Jabuti 2015, com o Primeiro Lugar na categoria Gastronomia, por sua obra “Gente do Mar – Vida e Gastronomia dos Pescadores Brasileiros”, Editora Terceiro Nome.

A obra resulta de pesquisa que durou um ano e meio pelo litoral do Brasil, desde o Pará até o Rio Grande do Sul, enfrentando estradas precárias e pequenas embarcações, para conhecer 25 comunidades de pescadores. Com textos em português e inglês, resgata as atividades de pesca e as práticas gastronômicas desses grupos que há séculos constroem com uma série de conhecimentos e práticas que respeitam o meio ambiente.

 


Ricardo Maranhão ressalta que a cultura desses homens do mar, vinculada a uma ocupação discreta e respeitosa do meio ambiente, possui uma riqueza capaz de ensinar aos brasileiros um modus vivendi mais próximo à natureza. “Infelizmente, em muitos lugares de nosso litoral, o turismo predatório e as técnicas de pesca industrial vem expulsando inúmeras famílias de pescadores e descaracterizando sua existência”, assinala. O livro mostra que existe uma realidade que pode ser aproveitada por um turismo inteligente, utilizando a sabedoria dessa gente do mar em um Brasil tão rico de diversidades.

Agradecimentos do autor a Fabio Colombini pelas fotos, Antonio Kehl pelo projeto gráfico e Mary Lou pelo trabalho editorial.